segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Falta de cuidados pode trazer responsabilidades de adulto


Depois de quase um ano de namoro, Patrícia Lima de Sousa, que hoje tem 17 anos, sentiu-se segura e começou a praticar relações sexuais com o seu namorado sem usar protecções.  O resultado disso chegou depois de quatro meses. Ela estava grávida. Hoje a sua filha já Carolina completou 1 ano. A jovem mãe cuida sozinha da menina. O pai decidiu que precisava de aproveitar a vida, era muito novo para carregar tamanha responsabilidade, e terminou o namoro. Ele ajuda com as despesas e visita a criança periodicamente. Já ela não teve escolha.
Mesmo com o apoio da família, Patrícia conheceu cada problema que uma gravidez na adolescência acarreta: "Eu amo a minha filha. Mas, se pudesse, teria feito diferente. Perdi parte da minha juventude, escola, e até amigos. Sem falar nos problemas que acabei por causar dentro da minha família ", contou.
Primeiro veio a transformação do corpo, depois a sensação de estar sozinha. "Eu fiquei muito triste nos primeiros meses. Achei que a minha vida tivesse acabado. Também deixei a minha mãe triste, acho que ela sentiu vergonha. Hoje todos na minha casa amam a Carolina. Quem teve de deixar tudo de lado fui eu. Ainda não voltei para a escola, mas esse é um dos meus planos para o futuro. Sei que com isso também vou conseguir dar um futuro melhor para a minha filha", diz Patrícia.

(Caso real)

15 comentários:

  1. Parabéns meninos...Os posts estão com muita qualidade, só tem de trabalhar um pouco mais na divulgação do blog!!

    ResponderExcluir
  2. Grande caso....
    A minha filha passou pelo mesmo.
    Apesar de ter ganho muito perdeu toda a sua adolescencia mas por um lado valeu a pena...

    ResponderExcluir
  3. é bom haver este tipo de blogues para mostrar aos adolescentes o que um dia poderão passar se não usarem métodos contraceptivos.
    este caso real é muito chocante mas que cada vez mais se repete infelizmente.
    parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. Eu pensava que a gravidez na adolescência afectava apenas a rapariga em questão, mas após a leitura desta reflexão, é possível observar que também a família sofre, entre outros, muito bem escolhido o caso, parabéns ao grupo!
    Ass.: Ivo Gouveia

    ResponderExcluir
  5. Este caso trata-se de um exemplo muito útil para a compreenção dos adolesccentes em relação as cosequências de uma gravidez relativamente a um erro inconsciente para poderem ter um momento de prazer! Atentos com este caso... Pois pensamos que as coisas graves só acontencem aos outros, mas na verdade quando menos esperámos podemos correr este tipo de riscos, por isso, nao esquecer dos metodos contraceptivos que são o essencial e faceis de obter. Parabéns pela escolha deste assunto para a abordagem do trabalho, muito bem escolhido!

    ResponderExcluir
  6. tenho a prima de uma amiga minha que está a passar por um processo de gravidez.
    O unico senao é o facto de esta ter apenas 14 anos!
    vou divulgar o vosso blog para que ela relate a sua historia.

    grande tema abordado e optimas informaçoes!

    {tomem conta bem conta da anuk}

    ResponderExcluir
  7. Grande tema.
    Infelizmente, a gravidez na adolescencia é um tema muito critico e que deve ser divulgado.

    Parabens ao grupo pelo blog.

    *Bruna

    ResponderExcluir
  8. É bom que haja estes blogs para alertar as pessoas disto adorei esta espetacular!!!!!

    ResponderExcluir
  9. As pessoas nao devem ser obrigadas a usar nada...
    Temos sempre o aborto como soluçao!
    portanto façam o que quiserem como quiserem!

    Gostei do design e da informaçao embora tenha outra opiniao !

    ResponderExcluir
  10. bem!
    já visitei vários blogs e este é sem duvida o melhor tanto em aspecto como em informaçao continuem...

    ResponderExcluir
  11. O aborto é uma solução mas não é uma brincadeira "Monica Sofia", a responsabilidade de por termo a uma vida não deve ser tomada de animo leve principalmente se a forma como uma jovem engravida for fruto de mera falta de bom senso.

    ResponderExcluir
  12. Primeiro de tudo quero dizer que realmente o grupo fez um bom trabalho no design do blog, mas mais do que isso é preciso demonstrar que para um grupo de alunos que não tem muita formação nesta área conseguiu, desde logo, pelo nome do blogue, 'uma jovem barriguita', que faz todo o sentido e sem ser um título discriminatóráo.
    A minha opinião provém destas bases e do que fui construindo ao longo do meu percurso académico.
    Desde logo é preciso perceber-se que as raparigas consoante o contexto de onde provêm, as pessoas com quem conviveram, a escola que frequentaram, a personalidade que foram criando e acarretando de todo o conjunto de influências que se verificam na escola e fora da escola com grupos de amigos e pares, tudo isto e muito mais outras influências que agora não descreverei agora, formam um apelo à consciencialização de vivências diferentes das nossas que primeiro que as critiquemos temos de as entender dentro das especificidades dessas e mesmo para as pudermos criticar temos de ter um sustento que vai além do senso comum, mas não descartando este mesmo uma vez que todos os dias convivemos com pessoas que nos fazem crescer a nível crítico.
    Um outro ponto que quero referenciar ė que não é preciso levar a mal um blogue criado para todos aqueles que o virem, ou seja, é um ponto de vista do grupo que o criou e outros pontos de vista existem. Aqui é suposto, penso eu, discutirem-se opiniões, vivências, experiências, etc. Desta forma o contributo de cada um é importante mesmo que não vá ao encontro de outras informacoes aqui descritas.
    Finalizando o meu discurso, e porque muita coisa pode ser falada acerca deste assunto, não sendo necessariamente um 'problema', todos os que convivemos com a adolescente que engravida sofrem consequências, não sendo estas propriamente negativas, dependendo da forma como as pessoas lidam com estas mesmas. Deste modo, o que para uns ė um mero erro, a gravidez, por descuido ou por pensar que aborto é um contraceptivo - coisa que é inconcebivel pensar -, para outros pode ser algo positivo no decorrer da sua vida e encarado de forma mais racional independentemente das opiniões, críticas e experiências a que tenham acesso.

    Assim: gravidez na adolescência ser um problema social, um problema que a sociedade reproduziu, um problema sequer? Ou será apenas responsabilidade das pessoas afectadas?? E qual o papel da sociedade apartir do momento em que acarreta uma adolescente, menor, grávida?
    A sociedade é responsavél pelos seus cidadãos da mesma forma que os cidadãos são responsáveis pela sociedade em que vivem pois são pilares importantes, mais que isso indispensáveis, para a sustentação e reprodução na mesma de assuntos sociais abrangentes a todos e a todas.

    ResponderExcluir
  13. Antonio Moreira (LISBOA)6 de outubro de 2010 às 08:48

    Apoio totalmente a opinião da Catarina Pereira.

    Este grupo escolheu um importante tema e acima de tudo está a trata-lo de uma forma exemplerar!

    Além de importantes informações, conseguem apelar para uma realidade que por muitas vezes nos passam ao lado.

    Gostei do tema do design e sobretudo da forma como o apresentam.

    Os meus parabéns !

    ResponderExcluir
  14. Esta noticia está muito boa e explicita muito bem um caso comum e relacionado com muitos adolescenter. A imagem está simplesmente linda.
    Contiuem com o trabalho e parabéns!

    ResponderExcluir
  15. O blogue está fantástico!

    Queria apenas acrescentar que ser mãe adolescente hoje em dia, mesmo sendo por acidente, não é uma vergonha mas sim coragem.
    Coragem porque estas mães desistem dos seus sonhos, dos seus amigos e talvez até dos seus ideais de vida para educar um criança.

    Como parte da sociedade, nunca deveríamos olhar estas raparigas de lado inferiorizando-as, porque elas tiveram a bravura de lutar contra toda esta discriminação para manter uma nova existência humana viva, com todos os prejuízos que isso acarreta.

    Parabéns
    > Catarina <

    ResponderExcluir