sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O papel do pai adolescente


Sempre que se fala de gravidez na adolescência, o assunto é sempre abordado sobre a perspectiva da jovem mãe. O pai adolescente quase sempre acaba por ficar de lado, contudo muitos deles desejam acompanhar o período de gestação e cuidar do seu filho. O drama de uma notícia dessas em pleno momento de muitas mudanças e escolhas também faz parte do mundo masculino, pois boa parte deles começa a tomar consciência de que o período de “farras” e “copos”, festas com os amigos e a falta de responsabilidade, está com os dias contados.
Uma nova vida significa arranjar um trabalho, ter diversas preocupações e ter a responsabilidade de cuidar de uma nova vida até o resto dos seus dias. Essa diferença entre o lado feminino e o masculino deve-se ao facto de muitos jovens que se tornam pais, não assumirem as responsabilidades, acabando por abandonar a mãe e consequentemente os seus próprios filhos. Assim, acaba por fazer com que as pessoas generalizem a ideia dos pais adolescentes serem irresponsáveis, quando na verdade muitos deles ao saber da novidade ficam ainda mais sensíveis e começam a ajudar as jovens mães, procurando assim um bom emprego e começando desde cedo a planejar o futuro de seus bebés.

9 comentários:

  1. Na minha opinião não devia de ser uma "opção" o pai ficar e assumir as suas responsabilidades, muitos deles não querem saber dos seus filhos e não dão apoio nenhum a mãe, deixando-a só!!! Eles são os pais, foram eles que os criaram, logo tem de assumir as responsabilidades, tem de ajudar financeiramente e também afectivamente. São pelos casos de abandono que hoje se vê tantas crianças por aí na rua, que são completos marginais...

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tenho 17 anos e começei a pouco a ter relaçoes sexuais com o meu namorado, na semana passada estava com um atraso e assim fiquei muito assustada pois reflecti um pouco e pensei se o meu namorado, caso estivesse gravida, era capaz de assumir um filho sendo ele da minha idade.
    Contei-lhe do atraso e ficou tao assustado quanto ele, no entanto afirmou que ficaria do meu lado dependentemente do resultado.
    Penso que a reacçao dele foi boa, contudo tenho receio de a atitude dita por ele nao seja realmente o que poria em pratica devido a todas as mudanças e complicaçoes pois nada sabemos de como seria, apenas imaginamos.
    Visto isto, decidi ter mais cuidado e fazer uma pausa nas intimidades que poderia ter com ele pois penso que somos novos e mais tarde teremos tempo.
    Arriscar é perigoso e os "inconvenientes" não acontecem só aos outros. Concordo com o comentario a cima escrito e dou-vos desde já os parabens. O blog está fantástico e escolheram um tema extremamente abrangente! Beijos e bom trabalho!
    Cátia Moreira* :')

    ResponderExcluir
  3. O blog esta bastante interessante, lúdico e didáctico!
    Relativamente à notícia, o Pai deve acompanhar todo o processo uma vez que é importante a sua presença tanto para a Mãe como para o filho!

    ResponderExcluir
  4. Mas afinal o que é ser pai?
    Ser PAI é ser Amigo, sustentar as dificuldades dos filhos, companheiro , conselheiro, um refugio que os filhos podem sempre correr na busca da felicidade e que está sempre disponível a acolhê-los e ajudá-los em todos os maus e bons momentos das nossas vidas. Resumidamente um Pai tem que ter consciência e ter muita responsabilidade - ser um HOMEM! Palavras que um jovem ainda não tem noção da importância que têm, e um Jovem é isso mesmo é "farras", "diversão", "poucas ou nenhumas responsabilidades"...O Ser Humano está desde que nasce em mudança e desenvolvimento, mas há mudanças mais drásticas que outras! Com isto quero dizer que ser Pai na adolescência não é impossivél mas perde-se muitas coisas boas da fase da adolescência por isso há que ter cuidado e preocupação com o sofrimento que um recém-nascido pode vir a ter pelos erros dos Jovens!

    Sara Matos !
    P.S: Esta é para o meu maninho!!:c)

    ResponderExcluir
  5. Pois é, muitas vezes os pais deixam as mães sozinhas ... Acho que pessoas como essas são pessoas fracas e inuteis nesta sociedade, se foram fortes para ter relações e depois (se calhar) andarem-se a gabar aos amigos que fizeram sexo com a namorada porque não assumem o erro que cometeram ? São simplesmente pessoas fracos no final de tudo . Sou contra isto do abandono porque nestes momentos é quando uma mãe adolescente precisa de apoio e de muita ajuda porque tudo muda de repente na vida dela e a pessoa a quem confiaram tudo simplesmente a abandona. Por isso antes de fazerem qualquer ralação mais intima vejam com quem andam e desejam fazer, mais vale tarde do que um arrependimento ...

    Parabéns pelo blog
    Andr'Teixeira

    ResponderExcluir
  6. Concordamos com todos os comentários, tal como a notícia refere, não deveria ser uma opção de o pai assumir e educar os filhos, é um dever, eles fizeram parte da criação daquele ser, tanto o pai, como a mãe têm exactamente as mesmas responsabilidades e deveres.

    Relativamente ao caso da Cátia, concordamos exactamente com a decisão dela, é necessário ter cuidado com o desenvolvimento das relações, sendo arriscado e perigoso, trás bastantes inconvenientes uma gravidez precoce.

    ResponderExcluir
  7. o pai é fundamental na formaçao de uma familia e de uma criança...

    ResponderExcluir
  8. Então não ter fugido, não ter assumido nada e nas palavras dela "ter-lhe arruinado a vida inteira quando ela ainda estava no inicio" não foi a melhor atitude? :/

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma prima que engravidou com 13
    Anos e o pai sempre acompanha ela nos pre-
    Natal.o pai da criança quando ela falou ele disse logo que ia criar.

    ResponderExcluir