segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Em que idade deve ser a primeira vez?

Tal e como não existe uma altura certa para estar preparado a iniciar a vida sexual activa, também não existe uma data para a primeira vez. Existem várias razões pelas quais um jovem se pode sentir atraído a ter relações sexuais pela primeira vez:
  • Como forma de conseguir maior proximidade;
  • Um modo de ter novas experiências;
  • Para provar a maturidade que se alcançou;
  • Para ser como os outros amigos e conhecidos;
  • Como um meio de encontrar alívio de certas pressões;
  • Para investigar os mistérios do amor;
  • Por desejos e atrações sexuais;
  • Por amor.
    Embora existam muitos motivos que levam os adolescentes a ter relações sexuais pela primeira vez e continuar a actividade sexual, estes não são todos igualmente válidos, uns são francamente melhores que outros.
    Foi feita uma investigação em que se pediu a adolescentes que explicassem o que os levou a ter relações sexuais pela primeira vez. Descobriu-se que:
  • 73% das raparigas e 50% dos rapazes: Tiveram relações sexuais pela primeira vez porque se sentiram pressionados a faze-lo!
  • 11% das raparigas e 6% dos rapazes: Escolheram o amor como a razão para terem deixado de ser virgens!
    Isto é muito preocupante, porque significa que muita gente perdeu a virgindade sem realmente o desejar. Ou seja, há o risco de se começar a vida sexual sem estar verdadeiramente preparado para o fazer.
    Existe muitas ideias, algumas falsas, sobre a primeira vez. Os filmes por exemplo, costumam mostrar cenas muito exageradas, apresentando a primeira vez como demasiado fácil ou demasiado difícil. Também ouvimos coisas como "Eu não senti nada de especial.", "Foi muito difícil.", "Não gostei nada, não era nada do que estava à espera.", "Não sei explicar, mas acho que foi bom!", etc.. Às vezes, já não sabemos em quem acreditar e a primeira vez parece um mistério.
    Na realidade, a primeira vez é diferente de pessoa para pessoa e varia com o grau de confiança/compromisso, intimidade/ próximidade e paixão/atracção física que se tem com o companheiro(a). Quanto maior for a intensidade destas três coisas, melhor será a relação amorosa, e maior será a probabilidade de que a primeira vez seja uma experiência diferente e positiva.
    Há ainda duas ideias falsas sobre a primeira vez. A primeira é que a mulher sangra quando perde a virgindade. Isto não é certo, visto que algumas mulheres sangram e outras não. O facto de algumas mulheres não sangrarem pode dever-se a várias razões, desde a constituição física até à prática de desporto.
    A segunda ideia falsa é que na primeira vez a mulher não engravida. A probabilidade de uma mulher ficar grávida na primeira vez é igual à das restantes vezes que tiver relações sexuais. Assim como tem a mesma de contrair doenças sexualmente transmissíveis. 



5 comentários:

  1. acho que aqui está uma excelente postagem!
    a maioria dos adolescentes perde a virgindade apenas para ficarem bem vistos no seu grupo de amigos.. e tal como o texto diz é mesmo MUITO preocupante.
    um bom blog onde n os podemos informar ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá!A maior parte de nós tem sempre esta curiosidade.
    Assim, podemos nos prevenir com estas informações e adquirir uma maior experiência e mais conhecimento!
    Concordo com as informações dadas, os adolescentes, tal como eu, não tem consciência da gravidade dos actos e depois acabam por se arrepender do que fizeram no passado, por isso, todos devemos agir apenas no momento em que estamos preparados para o determinado momento e não ser influênciados pela pressão, pois estamos todos predestinados a fazê-lo, mais tarde ou mais cedo!

    ResponderExcluir
  3. achei fantastica a vossa postagem, admiro bastante o vosso blogue pois sao bastante imparciais e contêm preciosas informaçoes.

    continuem

    ResponderExcluir
  4. concordo plenamente com voces....
    os adolescentes devem iniciar sua vida sexual quando se sentirem verdadeiramente preparados, nao pode ser algo só porque sim.

    Foi bastante interessante o facto de terem mostrado esse mito de que na primeira vez a mulher nao engravida, pois ainda há muita gente formada que acredita em tal.

    ResponderExcluir
  5. É bastante importante a escolha da pessoa para a primeira vez, uma vez que é algo que nos marca para toda a vida.

    ResponderExcluir